segunda-feira, 1 de julho de 2013

Idade das linhas produtoras de celulose no Brasil

A evolução do mercado de celulose no Brasil nos últimos 35 anos tem sido notória. O Brasil é um moderno exportador de commodities, e a celulose branqueada de eucalipto figura com um dos principais produtos que têm efeitos positivos na balança comercial brasileira.

Dados da Bracelpa mostram que o Brasil quadruplicou a produção de celulose nos últimos 25 anos. Os fatores deste incremento já foram apresentados em nosso primeiro artigo, e se devem principalmente à vantagem florestal. 

fonte: Bracelpa, 2013


As grandes plantas em funcionamento no Brasil possuem o que há de mais moderno tecnicamente, concentrando equipamentos que processam grandes volumes de produção e que respeitam o meio-ambiente. Uma das principais características de uma fábrica de celulose moderna que um leigo poderá notar é a ausência de odores mal-cheirosos. Isto se deve à evolução dos sistemas de contenção e tratamentos dos gases que saem dos processos de polpação.

O gráfico abaixo foi elaborado com o intuito de ilustrar o posicionamento das plantas de celulose no Brasil em relação à evolução tecnológica. Mostra que, apesar da grande evolução ocorrida nos últimos 30 anos, a maior parte da produção de celulose no Brasil é processada em fábricas relativamente novas, com aproximadamente 10 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário